Pré-Operatório


O pré operatório da cirurgia de rinoplastia é uma parte muito importante do procedimento. O entendimento das expectativas e possibilidades da cirurgia é imprescindível para que o tenhamos uma cirurgia bem sucedida.

Durante a consulta um exame físico cauteloso será realizado e cada caso é individualizado e o seu tratamento planejado cuidadosamente.

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:


1. Comunicar-se conosco até dois dias antes da cirurgia, em caso de gripe, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta.

2. Internar-se no Hospital indicado, obedecendo ao horário estabelecido.

3. Comparecer ao hospital com 6 horas de jejum.

4. Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.

PERGUNTAS PRÉ-OPERATÓRIAS

1A RINOPLASTIA DEIXA CICATRIZES?
Geralmente não. Em alguns casos existem cicatrizes pouco aparentes na rinoplastia, isto decorre do fato das incisões (cortes) serem feitas "dentro do nariz" ou nos sulcos e consequentemente não deixam vestígios aparentes. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face.
2PODEREI ESCOLHER, PARA O MEU FUTURO NARIZ, A FORMA QUE EU DESEJAR?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido.
3O RESULTADO DEFINITIVO DA "NOVA FORMA" É IMEDIATO?
Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa 1ª fase (logo após a retirada do gesso em torno do 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente em torno do 12º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que raramente ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.
4COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?
A Rinoplastia estética visa, também, melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Apesar de haver alguma dificuldade no pós-operatório imediato (algumas semanas), isto se deve ao fato do "edema" também existir na parte interna do nariz, assim como o movimento de "válvula respiratória" fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo que, em muitos casos, é corrigido no mesmo tempo cirúrgico.
5SOFRO DE CORIZA CONSTANTE PODERÁ A CIRURGIA ESTÉTICA ALIVIAR-ME DESTE SOFRIMENTO?
A prática nos mostra que, em alguns casos, após realizada a rinoplastia desaparecem os sintomas crônicos que vinham incomodando o paciente há anos. Isto, entretanto, não poderá ser assegurado para todos os casos. O importante é esclarecer que raramente as funções respiratórias ficam prejudicadas após a cirurgia estética do nariz, desde que esta seja conduzida dentro dos cuidados que a delicada intervenção demanda.
6POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO OBTIDO?
O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo.
7A CIRURGIA ESTÉTICA DO NARIZ É CONSIDERADA COMO "PEQUENA" ou "MÉDIA" CIRURGIA? E AS COMPLICAÇÕES?
Raramente a rinoplastia determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, esses eventuais imprevistos são passíveis de correções posteriores, mediante "retoques", permitindo-nos obter o resultado almejado. Os possíveis "imprevistos" não devem ser confundidos com as formas intermediárias pelas quais passa o nariz, no pós-operatório imediato, até que atinja sua forma definitiva. Qualquer dúvida a respeito de uma possível complicação pós-operatória será esclarecida pela nossa equipe, que se antecipará a informá-lo (a) a respeito disto, sem qualquer constrangimento.
8QUAL O TIPO DE ANESTESIA QUE SE UTILIZA PARA A OPERAÇÃO?
Tanto a anestesia local com sedação quanto a geral serão utilizadas. Ficará a seu critério escolher o tipo, desde que ponderada sua conveniência juntamente conosco.
9QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?
Geralmente, 60 a 90 minutos. Em alguns casos este tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim o exijam.
10QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Meio período, para as cirurgias realizadas sob anestesia local associada com sedação ou anestesia geral.

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS:

VEJA MAIS PERGUNTAS NO NOSSO FAQ